Ligando Porteiro Eletrônico e Controle Remoto na mesma fechadura elétrica

A utilização de um Porteiro Eletrônico para a abertura de uma fechadura elétrica é simples. Basta ligar os dois contatos da fechadura nos dois contatos de saída para fechadura elétrica do Porteiro Eletrônico. Também é simples a ligação de uma fechadura elétrica a um sistema de controle remoto para fechadura. Basta ligar os dois contatos da fechadura nos dois contatos de saída da fonte do sistema de controle remoto. Toda esta simplicidade acaba quando resolvemos utilizar o Porteiro Eletrônico e um Sistema de Controle Remoto para abrir a mesma fechadura. Neste ponto muitas pessoas (e até instaladores) se esquecem de que uma Fechadura Elétrica não pode ser aberta por duas fontes de energia em paralelo (fonte do porteiro e fonte do sistema controle remoto) e simplesmente ligam a fechadura nos dois equipamentos. Como resultado desta ligação errada, no primeiro acionamento da fechadura por um dos equipamentos poderá ocorrer a QUEIMA de um deles (ou dos dois). Na figura abaixo temos um exemplo de como esta QUEIMA ocorre.

Erro na ligação de fechadura elétrica a dois equipamentos em paralelo

 

No exemplo a fechadura elétrica foi acionada pelo controle remoto. A corrente de acionamento foi para a fechadura e como o Porteiro Eletrônico estava também ligado aos mesmos conectores, a corrente acaba indo para ele (veja as setas), ocasionando sua QUEIMA.

A finalidade  deste artigo é mostrar a forma correta de ligar mais de um equipamento abrindo a mesma fechadura elétrica de forma correta. Para isto será necessário um circuito de proteção que faça com que a fechadura seja aberta por somente uma fonte de cada vez.

 

rele12v_completo

No circuito de proteção iremos utilizar o Mini Relé 12V 10A. Este relé tem 5 (cinco) terminais: L (1) , C (comum), L (2), NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado). Ao receber tensão de 12 volts pelos terminais L1 e L2 ele fecha o circuito entre os terminais C e NA e abre o circuito entre os terminais C e NF.

 

 

 

 

Relação dos equipamentos e acessórios utilizados para este tipo de ligação:

  • 01 Porteiro Eletrônico com acionador de fechadura elétrica;
  • 01 Kit Controle remoto HDL ;
  • 02 Relés 12 Volts 10 Amperes;
  • 02 Capacitores 470 uF X 35V;
  • 02 Fontes 12 VCA HDL TRA400 ou similar;
  • 01 Fechadura Elétrica 12 Volts (HDL, AGL ou similar);

Esquema de Ligação:

Circuito Protecao porteiro controle remoto

Somente a fonte auxiliar será responsável pelo acionamento da fechadura elétrica. Quando o circuito é acionado pelo Porteiro eletrônico o RELÉ 1  faz a ligação da fonte auxiliar com a fechadura abrindo a porta.  Quando o Sistema de Controle Remoto é acionado o RELÉ 2 faz a ligação da fonte auxiliar com a fechadura abrindo a porta. Mesmo que o circuito seja acionado pelo Porteiro e pelo Controle simultâneamente não haverá problemas pois a fechadura elétrica só receberá energia da fonte auxiliar.

O circuito utilizado acima pode ser utilizado em qualquer situação em que for necessário o acionamento de uma fechadura elétrica por dois equipamentos diferentes, tais como dois porteiros eletrônicos, um porteiro eletrônico e uma fonte com botão, um porteiro eletrônico e um controle de acesso, dois controles de acesso, etc…