Controle de Acesso necessidade primária de qualquer empresa.

Em segurança, especialmente segurança física, o termo controle de acesso  é uma referência à prática de permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. O controle físico de acesso pode ser obtido através de pessoas (um guarda, segurança ou recepcionista); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em sistemas de controle de acesso.

A proteção do patrimônio ou de dados particulares é essencial em pequenas e grandes empresas e também em ambientes residenciais. Existem muitas opções no mercado para este tipo de proteção. A tecnologia envolvida e a forma como este controle de acesso será executado depende da importância do patrimônio físico ou intelectual envolvido e principalmente do valor monetário que se tem para implementação desta proteção.

A tecnologia atual permite a utilização desde controles de acessos por senha até biométricos. O controle de acesso biométrico depende do uso de leitores biométricos que identificam o indivíduo, por exemplo, pela voz, face, impressão digital, retina ou íris. Ou seja, o controle de acesso biométrico está relacionado à utilização de equipamentos altamente sofisticados, sensíveis e precisos.

O custo desta implementação é diretamente proporcional a tecnologia envolvida. Quanto mais nova e mais precisa a tecnologia envolvida maior o custo e a dificuldade técnica para sua implementação. Com base na premissa acima devemos em primeiro lugar antes de implementar um Sistema de Controle de Acesso levar em conta fatores como porte da empresa, qual a tecnologia mais adequada para o que será protegido, treinamento de pessoal, acessórios envolvidos e manutenção necessária (mensal ou esporádica). Um erro comum na implementação deste tipo de sistema é o de sermos ofuscados pela tecnologia envolvida e acabarmos gastando mais para praticamente obtermos o mesmo resultado que a implementação de um controle de acesso mais simples poderia apresentar.

Uma coisa é certa, a utilização de sistemas de controle de acesso hoje é uma necessidade primária para qualquer empresa. Existem sempre locais onde o acesso deve ser restrito e permitido somente a pessoas autorizadas. Locais como sala onde estão servidores, valores, arquivos confidenciais, estoque de produtos, materiais de reposição, etc… devem ter algum tipo de proteção.

Para melhor entendimento de como funciona um Sistema de Controle de Acesso estaremos publicando outros artigos onde estaremos mostrando como fazer a implementação dos seguintes sistemas:

Kit Controle Remoto HDL;

kit_contr_remoto_hdl

 

 

 

 

 

Controle de Acesso HDL  por teclado com senha;

controle_acesso_hdl_com_fio

 

 

 

 

Controle de Acesso HDL por teclado com senha sem fios;

hdl_controle_acesso

 

 

 

 

 

Controle de Acesso Amelco CDA100.

controle_acesso_amelco_cda100