Fechadura Elétrica não destrava ou não fecha completamente

No dia a dia nos deparamos com os seguintes problemas ao utilizar uma fechadura elétrica :

  • A porta não abre completamente e temos que empurrar para que ocorra abertura;
  • Temos que apertar o botão de acionamento por vários segundos para que a fonte consiga abrir a porta;
  • A  porta não abre apesar de escutarmos o som da fechadura sendo acionada;
  • A fechadura elétrica não trava e a porta fica aberta. O mesmo ocorre se a porta tem mola para o fechamento;
  • Fica difícil abrir ou fechar a porta com a chave de forma manual.

Na maior parte das vezes  estes problemas são devidos a uma única causa que estaremos explicando mais adiante. Antes estaremos passando algumas deduções erradas sobre o problema que nós mesmos ou técnicos  tem ao analisar o defeito da fechadura elétrica.

Quando a análise é feita por nós mesmos acabamos chegando a conclusão que o defeito é da fechadura elétrica. Se for nova o fornecedor nos enganou e enviou uma fechadura com defeito. Se for antiga ela  já deu o que tinha a dar e agora tenho que comprar uma nova, da mesma marca para facilitar a troca. Ai compramos uma nova e problema também ocorre e a culpa novamente é do fornecedor que nos enviou uma fechadura elétrica  com defeito.

Quando chamamos  um técnico ou quem fez a instalação para analisar o problema recebemos as mais diversas informações sobre causas do defeito. Se for uma instalação nova o instalador irá informá-lo que a fechadura elétrica que você comprou está com defeito ou que a fonte adquirida é muito fraca para a porta em questão. Se for uma instalação mais antiga você será informado que a fechadura está com problemas e você terá que trocá-la por uma nova de uma marca mais confiável (que por acaso ele tem em estoque),  ou adquirir uma fonte mais forte. Alguns técnicos chegam a recomendar a troca de todo o sistema alegando degastes das peças e até que a fonte antiga é inadequada para a fechadura elétrica nova.

Os fatos acima não são suposições e sim relatos de vários clientes que atendemos na Projseg . Por ser tão comum este tipo de situação resolvemos fazer um artigo em nosso Blog esclarecendo a principal causa  para estes problemas, informando o que verificar e o que fazer quando eles ocorrem.

Instalação de fechadura elétrica.

Abaixo temos um desenho de uma fechadura elétrica que utilizaremos para demonstrar as causas de problemas:

Fechadura Elétrica de Sobrepor

Fechadura Elétrica de Sobrepor

A fechadura elétrica é composta de 2 (duas) partes. A parte que fica na folha da porta e a parte que fica no batente.

Alinhamento Fechadura Lider

Alinhamento Fechadura Lider

Como pode ser verificado no desenho acima o principal fator para que esta fechadura funcione adequadamente é seguir as recomendações do fabricante com relação ao alinhamento horizontal, vertical e profundidade entre as duas partes e principalmente a distancia entre elas.

Causa de problemas

A principal causa de problemas é sem dúvida o ALINHAMENTO entre as duas partes que compõem a fechadura elétrica. O pino guia deve ficar alinhado corretamente com o rolete interno na parte do batente e a lingueta deve entrar com facilidade na cavidade própria da peça do batente. O alinhamento deve ser tal que a lingueta seja alojada sem raspar nas laterais, abaixo ou acima, ficando equidistante de todas as estas partes.

Porque em uma instalação nova a fechadura não funciona ?

Neste caso provavelmente o problema ocorre quando a instalação está em desacordo com as especificações do fabricante e o alinhamento entre as partes não está correto. Em portões de ferro o problema pode ser ainda mais grave pois a causa do não funcionamento pode ser devido a fabricação do próprio portão. Em qualquer caso a primeira coisa a verificar e o alinhamento entre as partes, a distância miníma entre elas e se o pino guia e a lingueta estão centralizados e sem raspar nas laterais.

Em alguns casos os instaladores culpam a fechadura elétrica, informando a seu cliente que a fechadura nova está com defeito. O cliente acaba trocando a fechadura. E na hora de instalar a nova verifica-se que o problema ocorre novamente . Sem alternativas o instalador reinstala a fechadura (com as especificações do fornecedor) e o problema desaparece (em alguns casos isto não é comunicado ao seu cliente de forma a deixar a culpa com o fornecedor da fechadura). As vezes na impossibilidade de seguir as especificações do fabricante, o instalador acaba tendo que refazer a base do portão de ferro e até fazer algumas adaptações para conseguir o alinhamento correto.  Um de nossos clientes teve até que trocar a folha da porta  e  fazer uma adaptação no batente em razão de uma instalação errada de fechadura elétrica.

A fechadura elétrica é um equipamento que não dá problemas quando instalado corretamente. Uma fechadura elétrica instalada corretamente pode durar anos sem apresentar qualquer tipo de problema.

Se você comprou uma fechadura elétrica e após a instalação ela apresentou dificuldade na abertura ou fechamento da porta provavelmente esta dificuldade se deve a instalação incorreta. Antes de aceitar que o defeito é da fechadura, da fonte ou do porteiro eletrônico verifique o alinhamento das duas partes da fechadura e se constatar qualquer desalinhamento, verificar que a lingueta está prendendo em um dos lados ou que as partes estão distantes entre si menos de 5mm ou acima de 7mm solicite que o instalador refaça o serviço seguindo as especificações do fabricante dos equipamentos instalados. OBS: A distancia minima e máxima entre a parte da folha e a parte do batente depende do fabricante e do modelo da fechadura. Para confirmar estas medidas consulte as especificações do fabricante.

Porque a fechadura elétrica deixa de funcionar?

As fechaduras elétricas podem funcionar anos sem problemas mas em alguns casos depois de um certo tempo ocorre dificuldade para sua abertura ou fechamento. Quando isto começa ocorrer significa que houve um desalinhamento entre as duas partes da fechadura elétrica. Este desalinhamento ocorre em razão de que a folha da porta cede em razão do uso. Quando a folha cede a lingueta acaba encostando nas laterais, não encaixando direito na cavidade da parte do batente, dificultando tanto a abertura como o fechamento da porta.

Os principais sintomas que a folha da porta cedeu são:

  • A porta não abre completamente e temos que empurrar para que ocorra abertura;
  • Temos que apertar o botão de acionamento por vários segundos para que a fonte consiga abrir a porta;
  • A  porta não abre apesar de escutarmos o som da fechadura sendo acionada;
  • A fechadura elétrica não trava e a porta fica aberta. O mesmo ocorre se a porta tem mola para o fechamento;
  • Fica difícil abrir ou fechar a porta com a chave de forma manual.

Para resolver este problema antes de se pensar na troca da fechadura  temos que fazer a manutenção da porta de forma a que a folha volte para sua posição normal. Esta manutenção pode ser simples com somente reaperto das dobradiças ou pode ser mais complexa com necessidade de adaptações, colocação de calços para que a porta quando estiver fechada fique com o alinhamento correto ou até a troca da folha da porta em razão de umidade ou incapacidade de voltar ao alinhamento correto.

Caso esta manutenção não seja executada ou ser de forma incorreta corremos o risco de trocar a fechadura elétrica e o problema continuar.  A troca da fechadura elétrica as vezes torna-se necessária em razão de a fechadura antiga ter funcionado muito tempo de forma incorreta provocando desgaste excessivo de suas partes ou  a queima de seus componentes internos devido a maior utilização da fonte na tentativa de abertura.

Conclusão

A falta de  ALINHAMENTO é a causa principal dos problemas de abertura ou fechamento das portas com fechaduras elétricas. Se a instalação da porta e da fechadura elétrica for feita corretamente, de acordo com as especificações do fabricante temos um equipamento funcionando bem durante anos sem problemas. Se a instalação estiver incorreta teremos o desgaste excessivo do equipamento e uma diminuição drástica da sua vida útil.

Tudo o que foi descrito neste artigo tendo como base a fechadura elétrica de sobrepor para madeira ou metal também pode ser aplicado em fechaduras para portas de vidro e até para fechaduras comuns.