Fechadura Eletromagnética Trava Eletroímã

julho 23, 2015 em Trava Eletroimã por Blog Projseg

Princípio de funcionamento Fechadura Eletromagnética 

O eletroímã é um dispositivo que tem como princípio de funcionamento a força de atração eletromagnética.

A fechadura ou trava eletromagnética é composta por um eletroímã e uma placa metálica chamada de “atraque” ou “blanque”.  Quando o atraque se aproxima da área de atração do campo magnético, posicionada sob as três barras metálicas da fechadura o atraque se prende de forma que para conseguir retirá-lo é necessária uma força superior a 150 kgf (quilograma força) no caso de estar sendo utilizado um eletroímã de 150 kgf.Fechadura Eletromagnética (eletroímã + atraque)Na figura acima temos o eletroímã e o atraque. Para utilização destes dispositivos para o travamento de uma porta necessitamos de alimentação 12 Volts Corrente Continua e do suporte de fixação.

Alimentação

A trava eletroímã necessita estar sempre energizada, recebendo continuamente a tensão de 12 VCC para manter as portas fechadas. Para isto é fundamental o uso de fontes de alimentação ininterrupta (no break ou geradores) para manter seu funcionamento mesmo em casos de falta de energia elétrica. Outro ponto que deve-se levar em consideração é a proteção ao máximo dos cabos e fios de alimentação, evitando que os mesmos fiquem expostos e acessíveis possibilitando o corte da alimentação e consequentemente a abertura da porta.

Fonte para Fechadura Eletromagnética carregador nobreak timer

Suportes

Para a instalação de uma fechadura eletromagnética é necessário o suporte de fixação do eletroímã e do atraque. Este suporte deve ser de acordo com o tipo da porta (vidro, madeira, ferro,…), sentido de abertura (dentro, fora, deslizante,…), posição que será fixada a fechadura (superior, batente) de forma que o “atraque” fique perfeitamente posicionado sobre o eletroímã quando a porta estiver fechada. Normalmente o “atraque” é fixado em seu suporte através de parafusos com  anéis de borracha pela sua parte central de forma que possa ter a mobilidade necessária nas laterais para se ajustar a superfície do eletroímã quando a porta está fechando.

Instalação Elétrica

A fechadura trava eletroímã  é adaptável a qualquer sistema de comando, mas é preciso seguir as exigências técnicas do equipamento tais como tensão de alimentação e corrente nominal. Para controlar o acesso da fechadura eletromagnética é necessário um comando de abertura  que deverá funcionar como um interruptor cortando a corrente de alimentação para abertura da porta. Normalmente se utiliza um sistema Controle de Acesso ou um circuito acionador composto de uma fonte 12vcc  com bateria, carregador (no break ) e Timer para  a abertura de uma porta com fechadura eletroímã. Timer é um controle interno a fonte que permite regular o tempo que a fechadura magnética irá ficar desligada para dar tempo de uma pessoa abrir a porta e passar por ela.

Kits fechadura eletromagnética trava eletroímã com suporte de fixação

Para facilitar a instalação das fechaduras eletroímã a Projseg disponibiliza em seu site Kits compostos por eletroímãs e suportes para portas de madeira, vidro ou metálicas, abrindo para fora, para dentro ou deslizantes. A vantagem destes Kits é a diversidade e versatilidade na hora da instalação devido as opções de montagem, podendo ser instalado em portas de vidro ou madeira, com abertura para dentro ou  para fora e para portas não niveladas com o batente.

Kit Fechadura Eletromagnética com Suporte Universal

Para maiores detalhes sobre estes Kits ou verificar as formas de instalação acesse o link abaixo:

Fechadura Eletromagnética Trava Eletroímã