Recorte ou Furação ? Qual o padrão de fechadura elétrica devo comprar para a minha porta de vidro temperado?

Antes de se fazer uma porta de vidro é necessário a definição de que padrão de fechadura ela irá aceitar. Existem dois padrões de mercado para a fixação de fechaduras em porta de vidro, RECORTE e FURAÇÃO. A porta de vidro será fabricada em um destes padrões e após pronta não poderá ser modificada em razão de que o vidro temperado não suporta modificações e que qualquer tentativa irá causar sua quebra.

Padrão RECORTE: É o padrão mais utilizado, sendo que as Fechaduras Elétricas neste padrão são as mais comuns de serem encontradas no comércio. Neste caso a porta de vidro é recortada para o encaixe da fechadura elétrica e sua fixação. Abaixo estamos incluindo as especificações deste padrão para confecção de sua porta de vidro ou para verificação do padrão de uma porta pré existente.

Padrão para fixação de fechaduras elétricas tipo recorte
Padrão para fixação de fechaduras elétricas tipo recorte

Padrão Furação: Este padrão já foi mais utilizado no passado e é também conhecido por padrão blindex. Neste caso a porta de vidro é confeccionada com três furos para o encaixe e fixação da fechadura elétrica. Abaixo estamos incluindo as especificações deste padrão para confecção de sua porta de vidro ou pra verificação do padrão de uma porta pré existente.

Padrão para fixação de fechaduras elétricas tipo furação
Padrão para fixação de fechaduras elétricas tipo furação

O conhecimento destes padrões é indispensável na hora de adquirir ou instalar uma fechadura elétrica pois irá evitar prejuízos com a compra de produtos errados ou devido a quebra da porta de vidro. Finalizando este artigo fica aqui algumas dicas do que verificar ao adquirir uma Fechadura Elétrica:

  • Padrão Furação ou Recorte;
  • Abertura para fora ou para dentro;
  • Uma ou duas folhas;
  • Tipo do batente (vidro, alvenaria, ferro, alumínio, etc..);

Para cada item acima será necessário fechaduras especificas pois os mecanismos de fixação e abertura irão ser diferentes.