Instalando um DVR Planejamento

O planejamento de uma instalação de DVR deve começar antes de sua aquisição. Abaixo estamos listando as tarefas básicas para a determinação de que tipo de DVR e qual os acessórios necessários para sua instalação:

1-) Determinação de quantos pontos serão monitorados e o local onde as câmeras serão fixadas.

Por exemplo: Em um sobrado queremos colocar uma câmera na frente monitorando a garagem coberta e o portão de entrada. Uma câmera no quintal monitorando os fundos da residência. Uma câmera externa na parte superior frontal com visão ampla da rua e uma câmera na cozinha monitorando a entrada dos fundos. Com base nesta informação podemos verificar que o DVR poderá ser de 4 canais. Caso fosse necessário a inclusão de mais uma câmera (5 no total) seria necessário um DVR de 8 canais.

2-)Determinação do tipo de câmera necessário em cada ponto a ser monitorado.

Utilizando o exemplo acima podemos verificar que na garagem coberta e na cozinha poderemos usar um Dome com câmera infravermelho sem vedação já que os dois ambientes são protegidos de intempéries.. No quintal e na parte superior da residência, devido a área ser externa e sujeita a intempéries necessitamos de uma câmera externa infravermelho com vedação. Também devemos verificar se a câmera já tem os conectores (BNC e P4) para as ligações ou não (tipo rabicho).

3-) Determinação de quantas fontes serão utilizadas para a alimentação das câmeras.

O ideal seria utilizarmos 4 fontes independentes de 12 VCC 1A, uma para cada câmera em razão de que se ocorrer algo com a fonte perderíamos somente o monitoramento de 1 câmera. Outra forma mais econômica seria utilizarmos uma fonte de 12 VCC 1A para cada 2 (duas) câmeras.

4-) Localização do DVR na residência.

Para a determinação do tipo de cabo, metragem necessária e por onde estes cabos irão passar necessitamos determinar o local onde o DVR ficará dentro da residência. Este local deverá ser escolhido com base nos seguintes parâmetros:

Qual monitor estará sendo utilizado para a programação e visualização de imagens do DVR. Este monitor poderá ser o mesmo de seu desktop, um monitor LCD ou um aparelho de TV com entrada de vídeo RCA (desde que o DVR tenha saída para visualização na TV).

Mesa ou prateleira para acomodação do monitor, DVR e régua para as ligações dos mesmos e das fontes das câmeras com um ou mais pontos para ligação elétrica destes componentes.

Por onde os cabos passarão para chegar até as câmeras.

5-) Cabos e conectores.

Tendo a localização do DVR na residência devemos determinar qual o tipo de cabo necessário, por onde os mesmos irão passar e a distancia até cada uma das câmeras.

Em uma residência em que as distancias entre o DVR e as câmeras fiquem em torno de 100m podemos utilizar o cabo coaxial bipolar que já tem os dois fios adicionais para a alimentação da câmera. Apesar que os fabricantes de cabo coaxial RG58 afirmem que a distancia máxima poderá ser entre 230m a 300m, em distâncias maiores que 100m devemos verificar a possibilidade de se utilizar cabo de rede UTP com Baluns e a colocação da fonte próximo à câmera pois devido as perdas de potencia na fiação, a energia que chegará na câmera poderá ter uma amperagem menor que a necessária para o seu funcionamento adequado.

Em ambos os casos os conectores a serem utilizados nas duas pontas será o BNC macho. No caso de utilização de cabo UTP com Balun não há necessidade dese colocar conectores no cabo pois o Balun já possui o conector BNC.

Tendo como base nosso exemplo do sobrado podemos montar nossa lista de que precisamos para a instalação do DVR:

1-) Câmeras: 2 câmeras DOME com Infravermelho e 2 câmeras infravermelho externa com proteção e vedação;

2-) 4 (quatro) Fontes de alimentação de 12 VCC de 1 Ampere.

3-) Opcional: Uma régua de 8 a 12 pontos (tomadas) para a ligação de todos os equipamentos. Tenha cuidado para verificar se a distância entre as tomadas é suficiente para a ligação das fontes lado a lado.

4-) Um DVR de 4 canais. Caso pretenda gravar as imagens será necessário também a aquisição de um HD padrão SATA.

5-) Um monitor LCD ou o monitor de seu Desktop;

6-) Em torno de 120 metros de cabo coaxial bipolar pois no exemplo as distâncias encontradas entre o DVR e as câmeras foram: Câmera 1 (15 m), Câmera 2 (20 m), Câmera 3 (30 m), Câmera 4 (35 m) Margem de segurança minima 20% ( 20 m). Total: 120 metros;

7-) 8 (oito) conectores tipo BNC macho;

8 ) 4 conectores tipo P4 para a ligação da alimentação das câmeras. OBS: Estes conectores podem ser os mesmos das 4 fontes utilizadas se o cabo das mesmas forem cortados.

Abaixo temos uma figura de como ficaria a instalação física de um DVR com todas as conexões necessárias:

Ligações e cabeamento para instalação de DVR Stand Alone H264
Ligações e cabeamento para instalação de DVR Stand Alone H264