Como instalar um fecho elétrico de batente

O Fecho elétrico para batente é utilizado em portas internas para segurança e controle de acesso. Ele possibilita o controle de acesso de uma porta normal (com fechadura comum) sem alterações na folha da porta e/ou a troca da fechadura mecânica existente.

Fecho elétrico para batente
Detalhes de um fecho elétrico para batente

Ele pode ser instalado em batentes de portas que abram para fora ou para dentro, esquerda ou direita. Para isto basta soltar os dois parafusos do espelho frontal e recolocar o espelho de acordo com o sentido de abertura da porta. A instalação é simples, sendo necessário somente o entalhe do batente para embutir o fecho elétrico.

Entalhe no batente para instalação de fecho elétrico
Detalhes da instalação de um fecho elétrico de batente

As medidas do entalhe necessário para embutir o fecho elétrico no batente irão depender da marca e modelo do fecho elétrico e normalmente podem ser encontradas no manual de instalação que acompanha o produto. Um detalhe importante que não deve ser esquecido é o recorte lateral no batente para a mobilidade do mecanismo eletromagnético do fecho e encaixe da lingueta da fechadura mecânica.

A fechadura mecânica existente na porta deverá ser do tipo que movimenta a lingueta através de maçaneta pelo lado interno e através da chave pelo lado externo. Também a maçaneta deverá ser travada para impossibilitar que a porta seja aberta através dela, servindo somente como puxador. Este travamento é simples e poderá ser feita pelo próprio instalador/chaveiro. Outra opção é utilizar uma fechadura mecânica tipo “Bola Fixa” onde a maçaneta já está travada e serve somente como puxador.

Após o fecho elétrico estar instalado e a maçaneta da fechadura mecânica travada, a abertura só poderá ser feita através do fecho elétrico por meio de uma fonte para fechadura com botoeira, um controle de acesso ou de um interfone com botão de acionamento. Opcionalmente a porta também poderá ser aberta com a chave desde que fechadura mecânica possibilite que após destravar a porta, a lingueta se retraia com mais uma volta da chave permitindo sua abertura.

A instalação elétrica é bem simples . Basta ligar os dois conectores do fecho elétrico a uma fonte acionador de fechadura com botoeira, kit controle remoto, porteiro eletrônico ou controle de acesso. Esta instalação elétrica poderá ser vista com maiores detalhes em nosso artigo Como instalar uma fechadura Elétrica.