Ligando Porteiro Eletrônico e Controle Remoto na mesma fechadura elétrica

A utilização de um Porteiro Eletrônico para a abertura de uma fechadura elétrica é simples. Basta ligar os dois contatos da fechadura nos dois contatos de saída para fechadura elétrica do Porteiro Eletrônico. Também é simples a ligação de uma fechadura elétrica a um sistema de controle remoto para fechadura. Basta ligar os dois contatos da fechadura nos dois contatos de saída da fonte do sistema de controle remoto. Toda esta simplicidade acaba quando resolvemos utilizar o Porteiro Eletrônico e um Sistema de Controle Remoto para abrir a mesma fechadura. Neste ponto muitas pessoas (e até instaladores) se esquecem de que uma Fechadura Elétrica não pode ser aberta por duas fontes de energia em paralelo (fonte do porteiro e fonte do sistema controle remoto) e simplesmente ligam a fechadura nos dois equipamentos. Como resultado desta ligação errada, no primeiro acionamento da fechadura por um dos equipamentos poderá ocorrer a QUEIMA de um deles (ou dos dois). Na figura abaixo temos um exemplo de como esta QUEIMA ocorre.

Erro na ligação de fechadura elétrica a dois equipamentos em paralelo

 

No exemplo a fechadura elétrica foi acionada pelo controle remoto. A corrente de acionamento foi para a fechadura e como o Porteiro Eletrônico estava também ligado aos mesmos conectores, a corrente acaba indo para ele (veja as setas), ocasionando sua QUEIMA.

A finalidade deste artigo é mostrar a forma correta de ligar mais de um equipamento abrindo a mesma fechadura elétrica de forma correta. Para isto será necessário um circuito de proteção que faça com que a fechadura seja aberta por somente uma fonte de cada vez.

 

rele12v_completo

No circuito de proteção iremos utilizar o Mini Relé 12V 10A. Este relé tem 5 (cinco) terminais: L (1) , C (comum), L (2), NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado). Ao receber tensão de 12 volts pelos terminais L1 e L2 ele fecha o circuito entre os terminais C e NA e abre o circuito entre os terminais C e NF.

 

 

 

 

Relação dos equipamentos e acessórios utilizados para este tipo de ligação:

  • 01 Porteiro Eletrônico com acionador de fechadura elétrica;
  • 01 Kit Controle remoto HDL ;
  • 02 Relés 12 Volts 10 Amperes;
  • 02 Capacitores 470 uF X 35V;
  • 02 Fontes 12 VCA HDL TRA400 ou similar;
  • 01 Fechadura Elétrica 12 Volts (HDL, AGL ou similar);

Esquema de Ligação:

Circuito Protecao porteiro controle remoto

Somente a fonte auxiliar será responsável pelo acionamento da fechadura elétrica. Quando o circuito é acionado pelo Porteiro eletrônico o RELÉ 1 faz a ligação da fonte auxiliar com a fechadura abrindo a porta. Quando o Sistema de Controle Remoto é acionado o RELÉ 2 faz a ligação da fonte auxiliar com a fechadura abrindo a porta. Mesmo que o circuito seja acionado pelo Porteiro e pelo Controle simultâneamente não haverá problemas pois a fechadura elétrica só receberá energia da fonte auxiliar.

O circuito utilizado acima pode ser utilizado em qualquer situação em que for necessário o acionamento de uma fechadura elétrica por dois equipamentos diferentes, tais como dois porteiros eletrônicos, um porteiro eletrônico e uma fonte com botão, um porteiro eletrônico e um controle de acesso, dois controles de acesso, etc…

10 comentários em “Ligando Porteiro Eletrônico e Controle Remoto na mesma fechadura elétrica

  • Avatar
    em
    Permalink

    Boa noite!
    Como posso fazer para que esse porteiro da HDL abra uma fechadura eletroimã?
    sendo que no esquema da eletroima é necessário corta a alimentação ou vice-versa, é possivel fazer um esquema com rele através da FF do porteiro?

    Fico grato desde já!

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Sim é possível montar um circuito com relé para adaptar uma fechadura eletroímã. Entrar em contato com o Suporte da HDL nos telefones (11) 4025-6500 / (11) 2118-6500 para verificar a melhor forma de fazer isto. Recomendamos sempre entrar em contato com o fornecedor para evitar danos ao equipamento e/ou perda de garantia. No caso de uma trava eletroímã é necessário que o circuito adaptador tenha algum tipo de temporizador para desligar o circuito por alguns segundos de forma a dar tempo de que a pessoa abra a porta.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá;gostaria de saber como conectar um relé e um transformador para reforçar o acionamento de uma fechadura eletrônica ligada a um porteiro HDL F9.
    Obrigado.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      A fechadura elétrica só pode ser alimentada por uma fonte. No seu caso ela já está sendo alimentada pelo porteiro HDL. O que pode ser feito é colocar uma fonte externa e desligar a fechadura do porteiro usando somente a parte do circuito conectado ao porteiro (ver esquema no artigo). Caso o problema seja a abertura da porta o problema não será resolvido com a colocação de uma fonte externa mais potente. Veja o nosso artigo: Fechadura Elétrica não destrava ou não fecha completamente

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Gostaria de saber tem tem diferenca eu utilizar um rele 12Vac ou 12Vdc

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      A utilização de corrente continua ou alternada vai depender do tipo do relé. Verifique nas especificações do relé qual tipo ele aceita. No caso do circuito mostrado no artigo a alimentação é 12VCA porque a fonte TRA400 gera 12 Volts corrente alternada.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Posso instalar uma fonte de 12V e 10A em um porteiro coletivo da HDL?, o original é TR400 que é de 12V 400mA.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Sim pode desde que você tenha a certeza de que a voltagem da fonte é 12 Volts. Uma fonte com mais amperagem significa que ela teria carga para suportar um equipamento ou vários equipamentos que no total iriam consumir 10A. No seu exemplo esta fonte de 10A em teoria poderia suportar em torno de 20 equipamentos que consumissem no total 0,40A cada um. Se a fonte não for de qualidade poderá ocorrer que a voltagem gerada fique acima dos 12 Volts para compensar a ligação de vários equipamentos e neste caso você deve medir a voltagem gerada e verificar no manual do porteiro coletivo se este aumento é suportado pelo equipamento. Se não for aconselho a utilizar a fonte recomendada pelo fabricante.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá, a minha dúvida está no capacitor:

    1) para que eles servem nessa ligação proposta?
    2) qual a consequência de eu não colocar os capacitores?
    3) esses capacitores que deverão ser usados possuem polaridade? Ou basta ligar cada fio em um dos terminais L1 ou L2 não importando a ordem?

    obrigado

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Os capacitores são utilizados para a proteção do relé evitando a queima dos contatos internos. Se não utiliza-los ocorre faiscamento excessivo entre os contatos internos do relé na hora da comutação levando a queima dos mesmos. O capacitor eletrolítico do circuito possui polaridade, a qual é indicada no corpo do capacitor e que também pode ser verificada pelo tamanho do terminal NEGATIVO que é menor em relação ao positivo. Conforme a representação do capacitor no circuito, o terminal NEGATIVO é ligado ao L2 e o POSITIVO ao L1.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *