Instalação HDL Controle Remoto para Fechadura

O Kit Controle Remoto HDL é um sistema de controle remoto de utilização geral. Suas aplicações mais comuns são destinadas ao acionamento de fechos e fechaduras elétricas (em conjunto com uma fonte TRA-400), lâmpadas, ventiladores de teto e eletroeletrônicos de um modo geral, com potência máxima de até 300 Watts. Sendo alimentado diretamente na rede elétrica, cada receptor aciona um equipamento específico, porém o transmissor que acompanha o kit permite acionar até 4 equipamentos (por meio de receptores avulsos).

A instalação do Kit para controle de uma fechadura elétrica é bem simples. Na figura abaixo podemos verificar que para sua instalação serão necessários os seguintes componentes:

  • Kit HDL Controle Remoto, composto do módulo receptor e de um controle remoto (transmissor);
  • Uma fonte para fechadura TRA400 ou similar;
  • Uma fechadura elétrica padrão 12 Volts.

Instalação Kit Controle Remoto HDL

A distância entre a Fechadura Elétrica e a Fonte TRA-400 determina a seção dos fios a serem utilizados para esta ligação. Verifique os exemplos da tabela.

Distância em metros Seção em mm2
0 a 20 1,0
20 a 40 2,0

O Módulo receptor é “Bivolt” automático, podendo ser conectado diretamente à rede elétrica local 110 ou 220V. O módulo receptor alimenta a fonte TRA- 400 de acordo com a tensão da rede elétrica (110/220V). Por exemplo: alimentando o módulo receptor com 220V, a saída será 220V. Portanto, selecione a voltagem correta na chave seletora de voltagem da fonte.

Esquema de Ligação

O Módulo Receptor contém o circuito eletrônico que identifica o sinal codificado enviado pelo(s) transmissor(es), e alimenta, através do plug de saída, uma carga de até 300 Watts. Para este funcionamento, devemos codificar os transmissores para serem identificados por este receptor, sendo possível a codificação de até 63 transmissores.
Importante: O Módulo Receptor somente aceita a codificação de transmissores HDL Multicode. O sistema poderá funcionar no modo de acionamento mono-estável (acionamento sem retenção) e bi-estável (acionamento com retenção).

Rádios Transmissores:

Controle Remoto Transmissor HDL

Os transmissores Multicode da HDL possuem 4 teclas (canais), permitindo o acionamento de até 4 Módulos Receptores com um mesmo transmissor.

Codificação dos Rádios Transmissores:

  1. Os Transmissores Multicode devem ser codificados junto ao módulo receptor para acionar o sistema. Este processo é simples. Acompanhe as instruções a seguir para realizar a codificação: Escolha qual das teclas do transmissor você quer utilizar para acionar o sistema, posicionando o jumper (veja figura a seguir) no número correspondente à tecla do transmissor. Se você colocar o jumper na posição “2”, por exemplo, somente as teclas “2” de todos os transmissores que você codificar acionarão o sistema.

    Circuito do Módulo Receptor HDL
    Circuito do Módulo Receptor HDL
  2. Pressione momentaneamente a chave “aprende” localizada no Módulo Receptor (você poderá fazer isso com o módulo receptor fechado, apertando o botão localizado em sua tampa plástica). O led, ao lado da tecla, irá acender e apagar em seguida, indicando que o Módulo Receptor está preparado para receber o sinal do Transmissor.
  3. De posse de um Transmissor, aperte a tecla correspondente à escolha feita através da colocação do jumper. O led indicador irá piscar durante alguns segundos. Quando parar de piscar, indicará que o módulo receptor “aprendeu” o código enviado. Este transmissor está codificado. A próxima vez que pressionar a sua tecla, o módulo receptor deverá enviar alimentação (110 ou 220V) para a fonte TRA-400. Para os demais transmissores, o procedimento será análogo, ou seja, é só pressionar novamente a tecla “aprende”, e acionar em seguida a tecla de comando do transmissor a ser codificado.

Modos de Acionamento

Modo de Acionamento Mono-estável:

Este é o modo indicado para acionamento de fechaduras elétricas e outras cargas que não necessitem de retenção, ou seja, permanecerão acionadas somente durante o tempo em que for pressionada a tecla do transmissor.

Modo de Acionamento Bi-estável:

Este modo é indicado especialmente para acionamento de lâmpadas, ventiladores, motores e demais cargas que precisem de retenção, ou seja, permaneçam acionadas, até que seja enviado um segundo comando.

Seleção do Modo de Operação:

Esta operação deve ser efetuada após a codificação dos transmissores. Originalmente a HDL fornece o Módulo Receptor no modo de acionamento Bi-estável. Para trocar o modo de operação (Biestável para Mono-estável) pressione simultaneamente as teclas “1” e “3” do transmissor até que o led do mesmo apague. O mesmo procedimento dever ser feito para retornar ao modo original.

Observação: Se quiser “apagar” a codificação dos transmissores, basta pressionar a tecla “aprende” durante aproximadamente 10 segundos.

Exemplo de utilização do Kit Controle Remoto para uma aplicação Bi-estável (acendimento de lâmpadas):

Utilização do Kit Controle Remoto HDL para acendimento de lâmpadas
Utilização do Kit Controle Remoto HDL para acendimento de lâmpadas

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A carga máxima suportada é de 300 Watts. Portanto a soma das cargas das lâmpadas não deverá ultrapassar este valor.

REFERÊNCIAS:

Este artigo foi baseado e informações constantes no site http://www.hdl.com.br/ e em transcrições do Manual de Instalação que acompanha o Kit Controle Remoto HDL.