Utilização de vídeo balun e cabo de rede UTP em substituição ao cabo coaxial para ligar camêra ao DVR

Vídeo Baluns são equipamentos que possibilitam a utilização de cabos de pares trançados (cabo de rede UTP Cat5e) em lugar do usual cabo coaxial na transmissão de imagens P/B ou coloridas (CFTV). Cabos UTP de 4 pares permitem levar as imagens de até 4 câmeras ao monitor , tendo portanto um melhor custo/benefício do que o cabo coaxial.

Os baluns podem ser passivos e ativos. Os ativos amplificam o sinal e necessitam de alimentação de 12V . Eles tem a vantagem de alcançar maiores distâncias que os passivos.

Utilizando-se baluns nas duas extremidades dos fios (na câmera e no vídeo), pode-se atingir as seguintes distâncias máximas (entre a câmera e o monitor – aproximadamente):

COM BALUNS PASSIVOS NOS DOIS LADOS
450 metros (p/ imagem Branco/Preto)
300 metros (p/ imagem colorida)

COM UM BALUN ATIVO E UM PASSIVO
1.400 metros (p/ imagem Branco/Preto)
1.200 metros (p/ imagem colorida)

COM BALUNS ATIVOS NOS DOIS LADOS
2.600 metros (p/ imagem Branco/Preto)
2.000 metros (p/ imagem colorida)

Resumindo, com o uso dos baluns e do cabo UTP conseguimos baratear e facilitar a instalação de CFTV , melhorar a imagem e alcançar maiores distâncias entre câmeras e vídeos.

Exemplos de baluns:

Balun Passivo 90º
Balun passivo 90º
Balun Passivo 90º - 180º
Balun passivo 90º e 180º
Balun 4 canais
Balun 4 canais

 

 

 

 

 

 

Exemplos de utilização:

Utilização do vídeo balun ligando uma câmera ao DVR
Utilização do vídeo balun ligando uma câmera ao DVR

 

 

 

 

 

Ligação de 4 câmeras utilizando cabo UTP , baluns 90º e módulo com 4 baluns passivos
Ligação de 4 câmeras utilizando cabo UTP , baluns 90º e módulo com 4 baluns passivos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ligação de 4 câmeras utilizando cabo UTP e 2 módulos com 4 baluns passivos
Ligação de 4 câmeras utilizando cabo UTP e 2 módulos com 4 baluns passivos

 

 

 

 

 

 

 

67 comentários em “Utilização de vídeo balun e cabo de rede UTP em substituição ao cabo coaxial para ligar camêra ao DVR

  • Avatar
    em
    Permalink

    Um cliente quer instalar 4 câmeras no alto de uma caixa dágua, ela fica a aprox. 100 mt do escritório c/ 15 met de altura. posso utilizar um cabo utp para o video das 4 câmeras com balun passivo e o um cabo utp para mandar energia 110 ou 220 para a caixa de agua usando a mesma tubulação? é possivel sofrer interferência pelo fato de estar 1 cabo utp com vídeo e 1 cabo utp com energia na mesma tubulação? alguém já fez esse tipo de instalação?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Não se deve passar energia 110/220V em um cabo UTP pois ele não tem o isolamento e as características para suportar essa energia o que acarreta risco de incêndio. Quanto a passagem de energia e vídeo na mesma tubulação a probabilidade de que haja interferências é bem grande.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Posso passar 100 metros de fio utp,e depois dividilo para duas cameras,cada uma com 200 metros,,no total.cada uma vai fica com 300 metros

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Em teoria seria possível já que os baluns passivos podem ser utilizados até a distância de 400m. Na pratica vai depender de vários outros fatores que dependem do local, de como será feita a alimentação das câmeras, emendas, passagem dos cabos, etc…Em casos assim é necessário um projeto mais detalhado onde todas estes fatores externos são analisados através de uma vistoria no local de instalação. Portanto sem termos esta análise do local não temos como afirmar se irá funcionar ou não.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Boa tarde, gostaria de saber se o cabo coaxial com alimentaçao suportaria uma distancia de una 250 a 300 metros cm a fonte de alimentacao de 10a para suportar 8 cameras sem usar o balum, assim mantendo a qualidade de video e de voltagem…

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Um cabo Coaxial RG59 (de ótima qualidade) pode alcançar distâncias máximas até 250 metros sem perder a qualidade da imagem. Já os dois fios de alimentação AWG26 utilizando somente uma câmera que consuma 100mA afetaria a imagem em distancias próximas de 50 metros. No seu caso vai depender da fonte, tipo de cabo, câmera e conectores, portanto no seu projeto você deverá levar em conta as especificações de cada um destes itens para que o resultado final seja uma imagem de qualidade.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá, gostaria de saber se é possível usar este cabo coaxial com alimentação, utilizando nos fios de alimentação, 127V CA em vez de 12V CC, e utilizando uma fonte junto à câmera para converter para 12V CC. A intenção é ligar uma câmera distante onde não há tomada de energia próxima da câmera para ligar a fonte. Acho que também não funcionaria levar a alimentação em 12V CC utilizando o par de alimentação devido a queda de tensão produzida pela distância da fonte até a câmera. Tenho dúvidas se este par tem isolação suficiente para tensão de 127V CA e se a corrente alternada passando próximo ao cabo coaxial causaria interferência no sinal de vídeo.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      A passagem de 127V nos fios destinados a alimentação do cabo coaxial pode ocasionar sérios problemas de segurança e até causar incêndio em razão de que o isolamento destes fios não é adequado para este tipo de corrente.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá! Gostaria de saber se posso utilizar o cabo utp para levar 4 câmeras em um andar utilizar o balun nos respectivos pares e terminar levando um cabo coaxial até a câmera com alimentação somente no coaxial? Ex:

    DVR -> balun -> UTP -> Balun -> Coaxial c/alimentação -> camera

    Grato pela atenção

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Sim este tipo de ligação é possível mas cuidado com as distancias do cabo UTP, distancia do cabo coaxial e principalmente com as emendas e conectores.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    bom dia! to com um problema, é que tenho uma câmara no poste em frente a minha casa, a imagem ultimamente ficou tremula e o fio da câmara esta junto com uma rede elétrica trifásica, será que o balun serve para min? qual será o tipo? obrigado! há sim a câmara esta em torno de 35 metros do dvr, ela é de alcance de 30 metros.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Este problema pode ter várias causas já que a imagem estava boa e ficou ruim de repente. Pode ser um problema com a câmera causado por umidade, mal contato ou alguma falha interna, pode ser problema com o cabeamento e conectores ou até com a alimentação 12 volts. A troca do cabeamento pode resolver ou até agravar o problema. O melhor é fazer uma revisão em todos os componentes e tentar determinar o que está ocasionando a interferência na imagem.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá,
    tenho uma dúvida, camera externa se a caixa de passagem com conectores, bnc, balum, enfim, entrar umidade, pode causar interferencia na imagem? Precisaria isolar ela totalmente se ele fica muito exposta a chuva?

    grato

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      A câmera, conectores e baluns devem estar totalmente isolados por uma caixa de proteção de boa qualidade pois em caso de chuva, a umidade poderá danificar o equipamento, oxidar os conectores ou entrar dentro de câmeras comuns (não blindadas) embaçando as lentes e prejudicando a imagem. As câmeras para uso externos são blindadas e próprias para uso em intempéries.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    estou precisando instalar cameras infra-red a uma distância de uns 300 metros, mas o local não possui energia 110 para alimentar as câmeras, somente 220v, posso utilizar 2 pares do cabo utp para levar 110 até a câmera, ou teria que levar outro par de fios separado, qual seria a melhor opção neste caso.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Para levar a energia 220V até as câmeras o cabo UTP não é apropriado. Consulte um eletricista para verificar qual a melhor forma de modificar a rede elétrica do local para levar energia até as câmeras. Dependendo da distância outra opção seria utilizar balun passivo com alimentação para câmeras. Faça o download do manual deste equipamento no link Datacabos Balun passivo de vídeo e alimentação. Este balun utiliza um par do cabo UTP para o vídeo e os outros 3 em paralelo para alimentação da câmera. A voltagem e amperagem necessária para fonte irá variar de acordo com a distancia e pode ser verificada no final do documento.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    estou levando 4 câmeras a 65m de distancia do DVR, com trançado, com BNC de borne em cada ponta, fonte de 1A individual para câmeras, no pé do dvr. estou com imagem bem ruim visto que são câmeras de 760 linhas…será falta de energia ou sinal no cabo??

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Neste caso só fazendo alguns testes para tentar determinar onde está o componente com problema. Por exemplo colocar a câmera direto no DVR se a imagem estiver OK, o problema pode ser com a soldagem dos conectores BNC, cabo ou com os baluns. Se não estiver OK o problema pode ser com a câmera, fonte ou o próprio DVR. Somente por eliminação você vai conseguir determinar onde está o problema.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Vou instalar 4 câmeras a 400 metros, colocarei um cabo utp para as 4 câmeras, eu posso alimentar as 4 câmeras levando a energia por outro cabo utp, 1 par para cada câmera? Desde já agradeço.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Na distancia de 400m, usando um só par trançado provavelmente não haverá tensão suficiente para que a câmera funcione. Veja a resposta ao comentário do Tiago. No caso dele a sugestão foi usar um par trançado para o envio de imagem e os outros 3 em paralelo para alimentação desta mesma câmera utilizando uma fonte com voltagem de 19 VCC. Na distância de 400m o mais correto seria colocar 4 fontes próximas das câmeras.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Boa noite amigo estou com uma duvida em relação a alimentação das câmeras estou instalando o total de 32 cameras em um condomínio utilizando 2 fontes de 20 amps para alimentar todas elas da seguinte forma tem lugar q eu ocupei os 3 pares para ligar 3 cameras e o par q sobrou para alimentar as mesmas, a pergunta eh tendo em vista a distacia de alguns cabos ser de 250 metros essa alimentação das câmeras e afetada? Por exemplo notei q quando ru conecto a câmera no conector p4 ela dominui de 12 pra 9.volts e ao retirar ela volta ao normal, estaria existindo uma esprcie de sobrecarregamento do fio.por ser de bitola fina?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Realmente o problema é a bitola do par trançado. Veja a resposta ao comentário do Thiago abaixo onde ocorre um problema similar ao seu.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Boa tarde, tenho um camera IP com conector Rj45 mais tem cabeamento UTP par livre para ligar ela no meu DVR (DVR só tem entrada BNC). Tem como eu ligar está camera sem usar no DVR por BNC? Existe algum adaptador RJ45 para BNC ou algum procedimento?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Se você não tiver rede wireless wi-fi (sem fio), a câmera IP poderá ser ligada a rede através desta entrada RJ45 usando um cabo de rede. A câmera IP trabalha de forma autônoma sem a necessidade de um DVR e as imagens podem ser gravadas através de seu desktop ou notebook.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    olá amigo, por favor me tire as seguinte duvidas… a distancia de 3 câmeras que pretendo instalar será de 200 metros, sendo que nenhuma delas irar ficar próxima uma da outra. nesta distancia qual cabo deverei utilizar o utp com balun nas pontas ou coaxial com alimentação?

    obrigado pela atenção

    bom trabalho, parabens

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Na distancia de 200m provavelmente o cabo UTP CAT5E seria mais viável em razão dos custos envolvidos. Quanto a alimentação das câmeras o melhor seria colocar as fontes perto das câmeras. Se não for possível você deve levar em consideração a perda de potencia da fonte em relação a distancia de 200m. Só para ter uma ideia do que ocorre, se você utilizar uma câmera com consumo de 0,5A, alimentação 12VCC, na distancia de 200m a fonte necessária deverá ter uma voltagem próxima a 18,5VCC (utilizando um par trançado para a transmissão de vídeo e os outros três para a alimentação da câmera ligados em paralelo de forma a compensar a bitola do fio utilizado no par trançado).

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Ola bom dia pretendo fazer a instalação de uma residência pelo que já pesquisei e me informei percebi que seria bem mais em conta a instalação utilizando o cabo utp ao invés de cabo coaxial.
    As fontes utilizarei uma por câmera farei a distribuição única e especifica para as fontes no enteando na central a cliente pretende colocar um nobreak para o dvr e as câmeras.

    Ou seja as câmeras seja utilizando tipo uma extençao com tomadas individuais e no inicio ligado ao nobreak.

    Minha duvida como utilizar um cabo utp para 4cameras na frente e nas laterais.
    Como fazer instalação dos baluns nos meios dos cabos.

    Ex Balun
    v
    Balun¤______¤_______¤Balun

    Espero que entenda as perguntas e os exs.
    No agurdo.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      A solução mais adequada seria utilizar dois Módulos para 4 câmeras Baluns Passivos Entrada com conector RJ45. A proposta seria ligar o maior trajeto com cabo UTP entre os dois módulos e a partir dele utilizar cabo coaxial para chegar nas câmeras. Caso a distância seja pequena e for possível, a solução mais segura é utilizar um cabo UTP separado para cada câmera com balun em cada ponta. Outra opção (que não recomendo) seria fazer emendas no cabo UTP. Existem varias formas de fazer a emenda. Alguns técnicos fazem a emenda soldando os fios internos e isolando o cabo UTP ou utilizando emenda linear bargoa (procure no Google).

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    vou instalar sistema com 8 cameras num supermercado o cliente quer colocar uma tv lcd na frete e o dvr vai ficar nos fundos qual cabo uso do dvr p/ Tv mais ou menos uns 20 metros de distancia.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Você pode utilizar um cabo coaxial com conectores RCA nas duas pontas. O DVR terá que ter saída de vídeo composto (conector RCA fêmea de cor amarelo) e a TV deverá ter entradas RCA para vídeo composto (+conector RCA fêmea de cor amarelo, entrada AV ou VIDEO IN). As entradas da TV são as mesmas que você ligaria um aparelho de DVD. Como a distancia é em torno de 20 metros faça um teste com o cabo para ver a qualidade da imagem.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá estou com um projeto em andamento com 17 câmeras analógicas, só que estou utilizando ballun nas 2 pontas e usando 1 cabo utp p atender 2 câmeras já com 12 v, eu tenho uma fonte de 12 v 15 amperes, só que a primeira distancia míninma foi de 70 metros e deu interferência na imagem, em algumas, somente a q tava a 1 metro tava ecelente o restante apresentava interferência ,detalhe os outros pontos fica a 250 metros dali e não foram colocadas ainda , lembrando uso somente 1 fonte para elas todas, como proceder nesse caso

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Tente fazer um teste não passando a alimentação da câmera pelo cabo UTP e colocando uma fonte perto da câmera. Se a imagem, ficar OK a interferência esta sendo causada por problemas de alimentação da câmera devido as perdas devido bitola do par trançado e a distância até ela.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Bom dia , Gostaria de saber se no mesmo cabo utp eu posso usar um para para a alimentação da câmera pois o cliente possui uma fonte só para todas as câmeras , o cabo vai ser de aproximadamente 100 metros.
    obrigado

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Para a distancia de 100 metros provavelmente você irá ter problemas pois a perda de tensão no par trançado é grande. Se vai funcionar ou não vai depender muito da potencia da fonte, da quantidade de câmeras e principalmente do consumo de cada câmera. Para amenizar a perda no cabo UTP alguns instaladores utilizam fontes com maior amperagem e voltagem um pouco acima de 12 Volts. O ideal seria você levar a alimentação 110V até perto da câmera e colocar uma fonte para cada câmera. Converse com seu cliente informando os riscos de utilizar somente uma fonte e tente chegar em uma solução que chegue mais perto da ideal. Lembre-se que se der algum problema após a instalação será muito difícil convencer seu cliente que não é uma falha de instalação.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    posso usar o balum no cabo coaxial para melhorar a imagem?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      O balun é somente um conversor para utilização de cabo UTP (rede). Para cabo coaxial não se deve utilizar balun.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Tenho sempre que utilizar baluns em cabos par trançado (UTP) independente da distância?
    Ou as câmeras funcionam mesmo sem eles em curta distância? Digo 20 a 50 metros?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Sim. Para a distância de 20 a 50 metros só dá para utilizar cabo UTP com balun nas duas pontas.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Boa noite Amigo. gostaria de saber qual o cabo de rede (UTP)q é bom? e qual o motivo q eu sei se o videio balum ta bom? muito obrigado

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      O cabo UTP mais utilizado é o de categoria CAT5e. O CAT5e trabalha geralmente na taxa de 100mbps. Uma de suas melhores características é a maleabilidade que este cabo possui, facilitando a instalação, é um bom cabo em relação custo x benefício devido ao seu custo ser relativamente baixo. Uma forma fácil de testar se o problema é relativo aos baluns e fazer um teste ligando a câmera ao DVR com um pedaço de aproximadamente 1 metro de cabo UTP utilizando o par de baluns que você quer testar. Se a imagem estiver OK o problema está no cabeamento.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    estou instalando cameras em um local onde existe ja sistema instalado da sequinte forma ha 8 cameras instaladas ate um certo ponto com cabp coaxial onde entra em balun 8 canais indo ate dvr 8 imagens em 2 cabos utp….ai pergunto irei instalar mais 5 passando mesma tubulaçao com cabo coaxial 4mm pode haver interferencia na imagem devido alimentaçao que ira passar no cabo coaxial …

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      A interferência na imagem poderá ocorrer por diversos fatores tais como distancia, qualidade do cabo coaxial, carga da fonte, equipamentos eletrônicos próximo aos cabos, alimentação passando em conjunto com os cabos utilizados, cabos passando junto com a rede elétrica e outros fatores relativos ao local. O problema maior neste tipo de instalação é que não temos como prever este tipo de interferência e só descobrimos após tudo instalado. Entretanto podemos prevenir este tipo de interferência fazendo uma análise do local para verificar os pontos onde poderiam haver problemas e com base nestes dados coletados fazer um planejamento com soluções alternativas. Por exemplo: a tubulação não não suporta mais 5 cabos coaxiais então iremos utilizar um cabo UTP com baluns ou a distancia é muito grande e a corrente que chega não é suficiente para o funcionamento correto da câmera então iremos utilizar fonte junto a câmera.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    olá, posso ultizar conector borne BNC c/ Parafuso para instalar as cameras no cabo de rede e eliminar o uso dos videos baluns?
    Obrigado

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Só é possível a utilização de cabo de rede UTP com o uso de Baluns nas duas pontas para conversão do sinal. Se quiser eliminar os Baluns utilize cabo coaxial.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá, tudo bem? Bom, um cliente me pediu que eu instalasse 7 câmeras com infravermelho em 7 postes de iluminação dentro de um condomínio. A distância final (último poste) dá uns 360 metros. Bom, a caixa de cabos de par trançado contém 305 metros. A primeira pergunta: posso emendar a metragem que está faltando? Outra questão é sobre a alimentação das câmeras onde só poderei levar energia da guarita (onde ficará o DVR) até o último poste? Segunda pergunta: Qual balun certo para se usar nessa distância: passivo ou ativo? Terceira pergunta: Poderei levar um cabo de energia por essa distância toda e ir alimentando as câmeras com fontes individuais ou poderia, por exemplo, colocar uma fonte de maior amperagem (20A por exemplo) e alimentar todas as câmeras pelo cabo UTP? Poderia me dizer, caso haja, uma melhor maneira de atender meu cliente? Muito obrigado e aguardo sua resposta. Parabéns pelo site.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Existem varias formas de fazer a emenda. Alguns técnicos fazem a emenda soldando os fios internos e isolando o cabo UTP ou utilizando emenda linear bargoa (procure no Google). Uma opção até mais adequada seria usar o cabo UTP até o limite de 300 metros e a partir dai seguir utilizando o balun e cabo coaxial até a câmera. Deixo claro que estas opções são somente sugestões do que pode ser feito. Quanto a parte da alimentação das câmera, como são postes de iluminação verifique a possibilidade de obter a energia 110/220V no próprio poste e colocar uma fonte para cada câmera. Quanto a utilizar o cabo UTP para alimentar cada câmera com uma fonte única você poderá ter problemas com as que estiverem mais distantes devido a perda que ocorre devido a bitola do dos pares trançados, possíveis interferências na imagem e pelo fato que desta forma será mais arriscado pois se der um problema nesta fonte única você irá perder todo o monitoramento. Já com 7 fontes, se uma der problema em uma ainda haverá 6 câmeras funcionando.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá Boa tarde estou com um cliente que quer coloca 16 cameras numa ditancia de 500 m do aparelho como posso fazer isso e quais conectores irei usar ?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Nesta distancia já é necessário o uso de balun ativo. Os conectores dependem do tipo das câmeras e balun você utilizar na instalação. No planejamento desta instalação, de acordo com o posicionamento das câmeras você irá ter estas informações.

      Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Para a distancia de 400m normalmente o cabo UTP-5e seria o recomendado já que ele tem a vantagem de reduzir ou minimizar as interferências devido a qualidade da torção, alcançar maiores distâncias entre camêras e vídeos, grande maleabilidade que irá facilitar a instalação e ótima relação custo x benefício devido ao seu custo ser relativamente baixo.
      Independente das características acima o que realmente vai definir o cabo a ser utilizado entre os baluns é a recomendação do fabricante dos mesmos. Você deve verificar nas especificações técnicas do balun qual o cabo UTP recomendado.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Existe Balun para grandes distâncias por exemplo 5km? Senão o que devo usar?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Até por volta de 400m você pode utilizar balun passivo. Para distancias maiores utiliza-se balun ativo (com alimentação). Existe mercado pares de balun ativo que podem chegar de 1200m a 2200m. Para distancias maiores pode se usar um conjunto de pares de baluns ativos.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    QUAL A AMPERAGEM CORRETA DA FONTE PARA ALIMENTAR 04 CÂMERAS AO MESMO TEMPO SENDO QUE CADA UMA TEM 230 mA ?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      A soma total do consumo das 4 câmeras fica próximo a 1A. Uma solução mais segura seria colocar 2 fontes de 1A, cada uma com 2 câmeras. Pode-se utilizar também uma fonte de 2A para as 4 câmeras mas qualquer problema que der na fonte o seu sistema de monitoramento deixará de funcionar. Como fonte é um componente barato em relação aos demais equipamentos de CFTV o ideal é ter fontes independentes para cada câmera do sistema.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Posso utilizar um cabo UTP que tem 04 pares de fio da seguinte forma, três pares individualmente para vídeo um para cada câmera e o ultimo que sobrou para a alimentação destas três câmeras, isto a uma distancia de menos de 30 metros. e utilizando os respectivos baluns ?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      O correto seria levar a energia até perto das câmeras ligando uma fonte independente para cada uma. Isto irá evitar interferências na imagem e perdas que ocorrem devido bitola do par trançado. Se a distância for pequena pode funcionar desde a fonte tenha amperagem suficiente para alimentar as três câmeras. Neste caso você só fazendo um teste para confirmar se vai haver algum problema no sistema.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Posso utilizar o mesmo cabo UTP para levar a alimentação 12V?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      O correto seria levar a energia até perto das câmeras ligando uma fonte independente para cada uma. Isto irá evitar interferências na imagem e perdas que ocorrem devido bitola do par trançado. Somente fazendo um teste para ver se vai funcionar sem interferências ou perda da qualidade da imagem. Vários de nossos clientes utilizaram este tipo de ligação sem problemas, mas também tivemos informações de alguns casos em que houve perda de qualidade da imagem e foi necessário separar a alimentação das câmeras.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Boa tarde.

    Eu tenho uma dúvida. Se eu precisar ligar 4 cameras no qual a distancia umas das outras é de aprox. 5 metros. Eu quero ligar com cabo UTP. Eu devo chegar o cabo UTP até um certo ponto em comum das cameras e a partir daí eu devo utilizar cabo Coaxial para levar o PAR trançado do cabo UTP para cada Camera?

    Exemplo: Eu chego com o cabo UTP até proxima de uma das cameras. Ai eu conecto um balum de video em um PAR trançado e nesse balum de video eu conecto um cabo coaxial para levar até a camera?

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Uma forma de fazer esta ligação seria ir até certo ponto com o cabo UTP e após este ponto utilizar quatro cabos UTPs diferentes para chegar até a câmera. Nos quatro cabos UTPs você só utilizara um par trançado e um balun. O maior cuidado deverá ser na emenda do cabo principal com os 4 outros que chegam as câmeras, soldando, isolando corretamente e verificando os pares corretos. Resumindo deve-se utilizar só Par Trançado ou só cabo coaxial para fazer as ligações.

      Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Se você estiver utilizando cabo UTP não só pode como deve utilizar Balun para a câmera externa.

      Resposta
  • Avatar
    em
    Permalink

    Olá! mesmo em curtas distancias como 10 ou 20 metros devo usar os baluns? obrigado.

    Resposta
    • Avatar
      em
      Permalink

      Se você for usar cabo de rede (UTP) sempre será necessário o uso de baluns não importando a distancia.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *